Buscar
  • Suzanne

Inteligências Múltiplas e a Riqueza de Possibilidades

Inteligência Tradicional x Inteligências Múltiplas


Howard Gardner, desde a década de 1970, se dedicou a investigações científicas sobre o "Potencial Humano". A partir disso, se aprofundou em estudos sobre formas de avaliação da inteligência humana e desafiou a visão do Quociente de Inteligência (Q.I.).


Para ele, a visão tradicional define a inteligência como uma capacidade de produzir respostas a testes cujos resultados são dados por meio de técnicas estatísticas que ranqueiam as respostas dos sujeitos de várias idades. A mensuração fixa-se numa aparência e mostra que a faculdade geral da inteligência não sofre alterações com a idade, com as capacitações e vivências pessoais. Conclui-se que a inteligência sob o prisma tradicional é um atributo inato do sujeito.


Já, segundo a perspectiva das Inteligências Múltiplas, há respeito às pluralidades identitárias. As manifestações para solucionar um problema não são engessadas. Rotas traçadas são determinantes para o atingimento de objetivos e elas podem ser muitas. Não há apenas uma única rota para um mesmo problema a ser solucionado. Desta maneira, a criação de diferentes produtos culturais dentro de uma sociedade ocorre graças à captura e transmissão de conhecimentos de distintas maneiras, respeitando as pessoas com suas singularidades e especificidades de expressões de sentimentos.


Portanto, a Teoria das Inteligências Múltiplas nos mostra o quão rica é a geografia humana. As investigações de Gardner ampliaram o mapeamento das capacidades humanas, as quais não estão ligadas meramente à condição biológica. O desenvolvimento das inteligências está intimamente ligado às interações dos indivíduos com os ambientes familiares e sociais.


#adolescentes #jovens #pluralidade #encorajamento #potencialidades #transformação


Inteligências Múltiplas


Howard Gardner chegou a 9 Tipos de Inteligência. Todo ser humano tem capacidade para desenvolver todos eles. Contudo, após olharmos o desenho abaixo, entenderemos como nossas identidades estão formadas por uma combinação de algumas destas inteligências, com predominância maior em algumas. Ou seja, há um evidenciamento das especificidades de cada um de nós.


"Estamos feitos de" e "não somos definitivamente de um jeito", porque amanhã podem ocorrer mudanças, já que somos incompletos e estamos em constante transformação conforme o rumo de nossas histórias.


As Inteligências Múltiplas de Howard Gardner



Tal ilustração mostra, de maneira esquemática, as características principais de cada uma das inteligências. Para aqueles leitores que queiram se aprofundar sobre o tema, sugiro clicar no link em destaque e ler o texto de um grupo de estudantes de psicologia do Alagoas (Rodrigo Almeida, Maria Sônia Crispim, Dionísio da Silva), publicado em 2017 no Cadernos de Graduação de Ciências Humanas e Sociais. Ele trata da Teoria das Inteligências Múltiplas e suas contribuições para a Educação Inclusiva.


O importante a destacar: cada um de nós é um ser único, com dificuldades e potencialidades próprias. Aprendemos de formas diferentes. Encaramos os problemas e as oportunidades de formas diferentes. Encontramos soluções de formas diferentes. Nos expressamos de formas diferentes.



O que fazer então?


A roda da vida só pode circular virtuosamente se estancarmos nossas atitudes que desrespeitam as diferentes composições identitárias.


Devemos aceitar que não existe pessoa errada, porque todas as pessoas são certas para suas próprias trajetórias, únicas e intransferíveis.  


Estimular os seres humanos (e aqui dou especial atenção a adolescentes e jovens) para que se desenvolvam através de suas próprias potencialidades é manifestação de sabedoria!


Adolescentes e jovens merecem ser vistos como são e não como seus pais esperam que sejam. Até mesmo porque estão formados por uns tantos tijolos que seus familiares colocaram na construção de suas personalidades.

​Obs. Continuarei a explorar o tema das Inteligências Múltiplas em um próximo artigo, quando farei uma conexão entre as mesmas e algumas carreiras profissionais.



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo